Ministério Público pede para que todos brasileiros reiniciem os roteadores



Ministério Público pede para que todos brasileiros reiniciem os roteadores


Há oito meses, o MPDFT e a PCDF investigam fraudes cometidas com o uso de roteadores infectados. O FBI emitiu alerta sobre o problema há um mês.


A Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) anunciou um alerta (07/06) para os brasileiros reiniciarem os roteadores de internet domésticos. O alerte se deve ao risco de infecção pelo malware VPNFilter.

Para segurança de todos e visando combater o vírus, todos os proprietários brasileiros devem reiniciar os aparelhos a fim de interromper temporariamente o vírus e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados. 

É recomendado, ainda, a desativação das configurações de gerenciamento remoto e o uso de senhas fortes. Também é importante atualizar o software (firmware) do roteador. 


O objetivo principal do Malware, é cometer fraudes, fazendo com que os modems infectados possam coletar dados pessoais, bloquear o tráfego de internet e direcionar os usuários para sistes falsos, como de instituições bancárias e de e-commerce.

"Em 25 de maio, a FBI emitiu alerta público sobre a infecção de roteadores pelo malware VPNFilter
Desde setembro de 2017, o MPDFT investiga fraudes bancárias, como estelionatos e furtos, cometidos por meio de roteadores infectados. 
O Ministério Público está trabalhando em parceria com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil. A investigação é sigilosa." Alerta MPDFT.

"O VPNFilter é capaz de tornar inoperantes os pequenos roteadores de escritórios e grupos domésticos. 
O malware também pode coletar informações que passam pelo aparelho. A detecção e análise da atividade de rede do malware é complicada pelo uso de criptografia e redes atribuídas incorretamente”, diz o alerta do FBI. 

Talos

Já para a Talos, empresa de segurança, a recomendação para se proteger do malware passa de apenas uma desligada de modem. Veja:


  • Os usuários dos roteadores SOHO e / ou dos dispositivos NAS os redefinem para os padrões de fábrica e os reinicializam para remover os malwares potencialmente destrutivos e não persistentes dos estágios 2 e 3.
  • Os provedores de serviços de Internet que fornecem roteadores SOHO para seus usuários reinicializam os roteadores em nome de seus clientes.
  • Se você tiver algum dos dispositivos conhecidos ou suspeitos de serem afetados por essa ameaça, é extremamente importante que você trabalhe com o fabricante para garantir que o dispositivo esteja atualizado com as versões de patch mais recentes. Se não, você deve aplicar os patches atualizados imediatamente.
  • Os ISPs trabalham de forma agressiva com seus clientes para garantir que seus dispositivos sejam corrigidos para as versões mais recentes de firmware / software.





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