Mantendo o computador protegido (Dicas De Segurança)

Hoje, você aprenderá como manter o seu computador protegido das pragas que tem por ai. Vou te mostrar algumas das pragas que existem e como se proteger delas...




Tipos de praga


VIRÚS     

É um programa malicioso desenvolvido por programadores. Os vírus podem acabar formatando seu PC, deixar ele lento, causar vulnerabilidades e/ou capturar suas informações que podem acabar em o autor do programa vendendo elas por ai e até mesmo pedindo uma certa quantia em Bitcoins para você recupera-las.


TROJAN    

O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC e manipula-lo.


WORM

Wmor é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.


SPYWARE

Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário. Eles podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando a vítima visita sites duvidosos.  

MALWARE

Um código maliciosoprograma malicioso, software que prejudica, software mal-intencionado ou software malicioso , é um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma incorreta, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (íntimas ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares.

PHISHING

Trata-se de um e-mail que contém falsos links que levam você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a sites falsos. Basicamente, é enviado no seu e-mail, um link de um site falso para você logar ou colocar suas informações para que os crackers tenham acesso aos seus dados ou a sua conta. Isso acontece muito com o Facebook, com pessoas mandando links falsos para que a vítima entre e coloque seu login e senha.


DICAS DE SEGURANÇA - IDENTIFICAÇÃO E REMOÇÃO

Antes de darmos inicio a esse tópico, lembre-se que muitas dessas pragas, se instalam em locais importante e de forma que o computador não permita você a fazer a remoção. Isso é muito comum em crackeamento do Keylogger... Por isso, baixe sempre no site oficial. Mas para solucionar o seu problema e conseguir ficar livre dessas pragas, é necessário formatar o seu PC. E lembre-se de que quando estiver formantando, clicar em Formatar disco, para que seja realmente formatado o seu computador.




 A identificação e remoção de qualquer tipo de programa malicioso, envolve geralmente 2 etapas

1º PASSO: Fechar o programa. Para isso, usaremos o Gerenciador de tarefas: para abri-lo use as teclas de atalho CTRL + ALT + DELETE. E para fechar a praga, clique em cima dela e clique em finalizar. Lembrando novamente, que alguns programas maliciosos como o Keylogger, ele se inicia no modo oculto, de forma que não apareça para você de forma alguma, muito menos no gerenciador de tarefas.


Temos também, como eliminar uma praga através do editor de registros. Para isso, use o atalho da bandeirinha do windows + R. Depois escrava regedit e pressione ENTER. Lá, você encontra-rá um pasta chamada HKEY_LOCAL_MACHINE. De dois cliques sobre ela. Agora, apareceu mais outras pastas que estão dentro dela. Entre essas pastas que apareceu agora, encontre uma por nome de SoftwaresDe dois cliques novamente sobre ela para abri-la. Vá agora em Microsoft. Em Microsoft, vamos procurar por Windows e em Windows vamos abrir a pasta CurrentVersion e vamos na pasta Run. Se tiver algo de estranho ali, você poderá clicar sobre o programa duvidoso com o botão direito e clicar em excluir. E embaixo da pasta Run, vai ter uma chamada RunOnce, onde você poderá fazer a mesma coisa da pasta Run: verificar se não ha algo de estranho, e se tiver, excluir.


DICAS DE SEGURANÇA


  • Mantenha o HD formatado em forma de NTFS
  • Use sempre um firewall atualizado
  • Não execute e baixe qualquer programa que receber por e-mail ou for solicitado por um site
  • Não acesse links estranhos, desconhecidos e duvidosos
  • Não instale barras de ferramentas em navegadores
  • Usar softwares confiáveis, como Windows, MAC e Linux e suas distribuições
  • Criptografar HD
  • Usar VPN

Avançado

Ok, essa parte é apenas para quem quer realmente se tornar hacker ético, entender mais sobre computação em geral e/ou aprender a programar.

Se você quer ser APENAS um hacker de Facebook com página falsa, esse tópico não é para você. Lamento. Temos outros posts falando disso.

Você quer aumentar seus conhecimentos para se tornar um profissional, certo? Ou pelo menos ter o conhecimento de um, não é?

Aprender a criar vírus, resolver os problemas sem ter que ficar pesquisando tutorial, e burlar todo tipo de sistema e rede?

Então você está no lugar certo! 

Eu sei como é ruim ficar procurando tutoriais atoa, não achar o que precisa, aprender coisas limitadas que vão servir apenas para uma coisa....

Por isso eu resolvi te revelar o segredo para você ter a liberdade e o conhecimento de burlar sites, redes, sistemas, computadores, celulares e sistemas operacionais (até mesmo Linux).

Um hacker nada mais é que alguém que entende tudo sobre como funciona as redes, os servidores, os computadores, sistemas operacionais, sites etc...

Cada um deles é formado por uma linguagem de programação, logo, para você por invadir eles, primeiro terá que entender como é feito, como funciona.

E para isso, terá que aprender algumas linguagens de programação.

Eu separei pra você algumas linguagens que tenho certeza que você irá precisar. 


Sem essas linguagens inúteis que não servem pra nada e você não vai usar. Apenas as úteis que realmente são essenciais para ser um profissional de segurança da informação.

Caso tenha interesse em saber quais são, como aprender da melhor forma e quais são os benefícios, clique aqui para acessar meu post onde explico tudo mais detalhadamente.

Nenhum comentário: